Voltar Avançar
APLIKE

A Transformação
de Folhas Auto-Adesivas

Os auto-adesivos , na forma de matéria prima para impressão, são uma linha nobre de produtos especiais e de grande importância para a indústria gráfica, considerando-se a sua constituição a partir de três elementos diferentes:

   Suporte de impressão (frontal de papel, vinil, etc)
   Camada de adesivo
   Papel protetor siliconizado (liner)

Recomendamos a seguir, alguns cuidados especiais que devem ser observados durante o seu processo de conversão.

Para Transformação ou Fornecimento
em Folhas Auto-Adesivas.

   Armazenagem:

As folhas auto-adesivas , são embaladas em resmas, com papel kraft plastificado do lado interno, para proteção contra umidade. Para evitar eventuais sangramentos de adesivos durante sua estocagem prolongada, observar que:


Figura 1

   Ambientação antes da impressão

A necessidade de ambientação é importante para todos os materiais a imprimir, devendo-se evitar a exposição a temperaturas elevadas, principalmente, se tratando de produtos auto-adesivos constituídos de materiais que tem reações diferentes à umidade e ao calor.


Figura 2

O ambiente ideal de um setor de impressão deverá Ter umidade de 50 a 60% e uma temperatura em torno de 220 C para proporcionar uma boa planicidade nas folhas e na manutenção perfeita de registro.


Figura 3

Tão importante como a umidade relativa do ar é a compatibilidade da temperatura das folhas com a sala de impressão.

Se a pilha de folhas estiver mais quente, as bordas das folhas transferem umidade, estando a pilha mais fria que o ambiente, a umidade será absorvida pelo papel.

Estando o ar muito seco, tendem a perder umidade, ocasionando maior encolhimento, já em dias de chuva, o índice de umidade é maior, causando ondulações.

Nestes casos, consegue-se atenuar a incidência de ondulações no papel com uma ambientação mais prolongada no setor da impressão e também com a intercalação de chapas de papelão ou tábuas de madeira a cada 5 cm e com a colocação de um peso sobre a pilha.

Atentar para que o ambiente na sala de impressão permaneça constante. Caso as resmas provenham de ambientes com temperaturas superiores ou inferiores a da sala de impressão deve-se ambientá-las no setor dentro da própria embalagem, durante o tempo suficiente para adaptá-las à temperatura do ambiente.


Figura 4


Este tempo de adaptação varia de 24 a 48 horas, dependendo da diferença de temperatura, só então pode se desembalar as folhas. Resmas parcialmente desembaladas e não utilizadas deverão ser devidamente reembaladas.

Para Transformação de Bobina
em Folhas Auto-Adesivas.

Todo material auto-adesivo fornecido em bobinas para transformação em folhas ou etiquetas auto-adesivas, seja de papéis, vinis (PVC) ou demais películas, devem ser cortadas no sentido da fibra do material.

O conhecimento da direção da fibra do papel é muito importante para todos os auto-adesivos em geral, como etiquetas auto-adesivas, adesivos, (papel, vinil, etc), que serão aplicadas sobre objetos cilíndricos tais como pequenas etiquetas sobre ampolas , canetas esferográficas ou demais superfícies planas e lisas.

Para se verificar o sentido da fibra em uma etiqueta auto-adesiva, um modo é molhar bem a etiqueta no verso (liner) ou imergi-lo rapidamente na água. Não há necessidade de remover o papel protetor, pois o frontal e o protetor (sendo papéis) têm sempre a mesma direção de fibra. Uma vez molhado, o papel "encanoa", revelando assim a direção se suas fibras.


Figura 5

Outra maneira mais prática, é basear-se na logomarca da APLIKE impressa no liner (verso).

A logomarca auxiliará na visualização do convertedor a identificar o sentido das fibras e portanto no corte em folhas ou etiquetas (ver figura n.7).

Aplicações de Etiquetas e Tempo de Acomodação em Diferentes Superfícies.

Etiquetas de papel aplicadas no sentido errado das fibras sobre produtos cilíndricos geram uma maior tensão em sua estrutura em função da curvatura do cilindro. (ver item - Aproveitamento da etiqueta na folha).


Figura 6

Quanto menor o formato da etiqueta e quanto mais curvo for o objeto a recebê-la, maior será o perigo de levantarem-se os cantos da etiqueta, principalmente quando não se pressionam as margens e o objeto não estiver limpo, podendo ocorrer o descolamento total desta etiqueta.

Os adesivos demoram aproximadamente 24 horas para aderirem completamente, durante este período, ficam sujeitos ao crescimento do papel, ou seja, cedem ao estarem sob tensão (efeito mola).

Aproveitamento da Etiqueta na Folha.

O mesmo é valido quando as etiquetas ou adesivos são impressos, estampados ou cortados a partir de folhas. Para quem imprime em folhas, a posição dos auto-adesivos na folha é muito importante, pois muitas vezes por motivos de ordem técnica, será feita a impressão uma vez pela largura, outra pelo comprimento.

A área de maior lado da etiqueta deve estar voltada sempre para o sentido transversal das fibras ou perpendicular (largura da bobina).

corte das folhas e etiquetas auto-adesivas




Figura 7

Nos grandes formatos de auto-adesivos como painéis ou pôsteres; também é importante a direção das fibras, principalmente quando parte deste adesivo deverá ser aplicado em rebaixos ou fendas. A direção das fibras deve ser paralela as fendas.

As películas plásticas não têm fibras, nem orientação estrutural, podendo ser aplicada em qualquer direção, porém, se tratando de um vinil auto-adesivo e este possuir liner e ser fornecido em bobina, poderá sofrer o que chamamos de " efeito memória ", sendo assim, é de suma importância o posicionamento correto em relação à direção das fibras.

3. Impressão nos formatos originais 66 x 96 cm, 50 x 70 cm e 70 x 100 cm - As folhas de auto-adesivo APLIKE , são embaladas já prontas para receber impressão de tal forma que não colam umas nas outras. Caso ocorra um eventual sangramento de adesivo em função de um longo período de estocagem, um empilhamento exagerado ou uma exposição ao calor, estes fatores podem ocasionar o bloqueio de algumas folhas, então recomendamos:

Bater as folhas e, se necessário, aplicar nas bordas talco industrial ou pó anti-imaculador.

4. Impressão em formatos menores 33 x 48 cm e 25 x 35 cm - Cortando-se folhas menores, empilhar no alimentador da máquina de impressão as folhas com o lado recém cortado para trás, isto evita o perigo da introdução dupla de folhas e evita que o pó de corte seja pulverizado sob a área de impressão.

Em grandes tiragens, lubrificar com silicone ou cobrir com papel siliconizado: guias de entrada e saída do papel, pinças e encostas para registros ou esquadros. Com isto, evita-se a deposição de adesivo e consequentemente, as interrupções na impressão e falhas de registros. Dúvidas sobre tintas de impressão e sua secagem serão esclarecidas pelo seu fornecedor de tinta que tem todas as condições para fazer as indicações necessárias.

5. Corte - A cola do produto auto-adesivo é permanente, isto também é perceptível durante a operação de corte do papel: afinal a faca da guilhotina deverá cortar uma série de camadas de adesivos dentro da pilha.

Considere-se o fato de que se em 100 folhas corta-se 3 mm de adesivo, em 300 folhas quase 10 mm de adesivo. Para isto observar : Facas bem afiadas, corte com chanfro pontiagudo, com ângulo de 21 graus, pressão mínima no balancim.


Figura 8

Antes e durante o corte, lubrificar a faca com silicone, em ambas as faces, tantas vezes quanto se fizerem necessárias.

Cortar pilhas pequenas de no máximo 500 folhas. Se após alguns cortes houver acúmulo de partículas adesivas na faca, simplesmente removê-las com benzina.

Bons resultados apresentam as facas especiais com a face posterior reticulada, que evitam o acúmulo de adesivo.

Se as folhas colarem entre si após o corte, deve-se baté-las e friccionar as bordas utilizando um pano com talco ou pó anti-imaculador.

O corte de uma etiqueta - A solução mais rápida e elegante para seus clientes destacarem o papel protetor da etiqueta, consiste na estampagem da orelha de destacar, com meio corte. Não existe método melhor para a separação total do protetor do papel frontal com um único movimento. As folhas auto-adesivas APLIKE podem receber o meio corte, em qualquer tipo de máquina de impressão plana, tipo minerva ou máquina cilíndrica. Deve-se ajustar a máquina de forma a cortar apenas o papel frontal do adesivo, sem cortar o papel protetor, mais resistente, que está por baixo. Esta operação, na prática, é mais simples do que parece, milhares de impressores utilizam este método.


Figura 9

Mais três recomendações:

• Como calços utiliza-se, papelão timbó
ou cartão de fibra pesado.

• Quando se deseja imprimir e cortar simultaneamente, deve-se ajustar primeiramente o clichê. Só depois de regulada a pressão do clichê é que se ajusta a profundidade de corte das facas.

• É preferível fazer o meio corte um pouco mais profundo (atingindo inclusive o protetor em alguns pontos), que fazer cortes superficiais, no entanto, deve-se tomar o cuidado para não "degolar" o papel protetor (liner). Etiquetas mal cortadas significam aborrecimentos aos seus clientes e dificuldades no destaque.

Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com nosso depto. de vendas pelo fone/fax (11) 4056-3977 ou DDG 0800 7040400 ou fale conosco pelo e-mail aplike@aplike.com.br

Para maiores esclarecimentos, solicite
pelo nosso E-Mail
ou
pelo telefone (011) 4056-3977
ou
DDG 0800-7040400
ou
DDG 0800-194666
ou
pelo FAX (011) 4048-1395
ou dirija-se à
Av. Alda, 1893 - Diadema - São Paulo - SP - Brasil - CEP 09910-170
ou a um de nossos representantes.
   

Copyright © 1996 InterQuality Informática Ltda.
Ultima modificação: Out/2000